terça-feira, 9 de abril de 2013

Tiruvannamalai: Templo e montanha de Shiva



Apos Auroville fomos a Tiruvannamalai onde conhecemos o templo Annamalaiyar, um dos maiores e mais lindos templos da India, junto a montanha sagrada de Shiva, Arunachala.

Tiruvannamalai e um dos maiores centros dos hindus seguidores de Shiva. Diz a lenda que o universo havia retirado toda a luz do planeta deixando a populacao vivendo na escuridão durante anos ate Shiva aparecer em forma de uma chama de fogo no topo de Arunachala e trazer de volta luz para todos.

Um festival muito conhecido na cidade 'e o Karthigai Deepam na lua cheia de novembro, dezembro. E comemorado com um ritual de fogo no topo da montanha simbolizando o encontro de Shiva no céu. São milhões de peregrinos que atendem ao evento aos redores do templo e da montanha todo o ano.

O templo tem 4 altas principais entradas chamadas de gopurams. São lindas e altíssimas entradas escupidas nas grandes rochas. Dentro do templo há diversos corredores nas quais ocorrem as cerimonias.

No segundo dia da nossa visita, levantamos as 5am em completo silencio rumo ao topo de Arunachala. Escalei aquela montanha com lagrimas nos olhos do começo ao fim. Uma sensacao de arrepiar subindo e olhando aos redores contemplando o nascer do sol crescendo sobre aquele imenso templo, e ouvindo as musicas e rituais indianos em pleno amanhecer.

Confesso que estar na India, e uma sensacao de "alem da vida", um "universo paralelo". E tudo tao diferente que não tem como colocar em palavras, 'e uma experiência única. A India também te "chacoalha" e te vira do avesso. E foi nessa caminhada de contemplacao e silencio que veio um dos insights mais ricos da minha vida. Caminhando, seguindo em direcao ao seu topo, observei que a "sujeira" indiana persistia ate mesmo naquele lugar sagrado, e comecei a recolher todos os pedacinhos de plástico no meu caminho ate eu me dar conta do meu pensamento e me questionar porque estava fazendo aquilo. Veio em mente eu criança na igreja aos domingos com a melhor roupa do guarda roupa como minha avo tinha me ensinado. Por que mesmo? Larguei todos aqueles plásticos no súbito insight e percebi que quem estava contemplando aquela montanha era o meu personagem, um pedacinho do meu eu cheio de criticas, julgamentos, e não estava olhando para a montanha como ela e exatamente, sagrado, do jeitinho dela. Caiu a ficha e ri de mim mesma. Aparentemente estava difícil internalizar, colocar em pratica,  a reverencia por tudo e todos da maneira que 'e e não como eu gostaria que fosse, de entender que tudo e sagrado da maneira que e, e não perfeitinha e bonitinha como a gente tem mania de criar em nossa mente.

Ao topo da montanha, parecia uma criança aos prantos olhando o tridente de Shiva. Por mais simbólico que tudo o Shiva representa, agradeci do fundo do meu coracao, por cair a mascara, pela transformacao, "humildacao", e a visão de um Eu Maior.

Na volta paramos no ashram e na sala de meditacao onde ficava Ramana Maharshi, um santo indiano que passou a maior parte de sua vida ao lado de Arunachala, contemplando e compartilhando seus ensinamentos a seus discipulos.

Ainda em Tiruvannamalai tivemos o imenso prazer de conhecer Mooji, um guru jamaicano que vive na Inglaterra e India, expandindo sua luz durante seus satsangs.

http://www.sriramanamaharshi.org
http://www.mooji.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário