segunda-feira, 22 de abril de 2013

Amritsar- Golden Temple

Passei 1 ano contando os dias para regressar a terra sagrada... Apos visitar algumas regiões da Índia no ano passado, ficou faltando um lugar muito especial cheia de significados para mim, a terra dos Siks, da Kundalini Yoga, de Yogi Bhajan... Amritsar.
Desta vez estava sozinha, uma amiga que iria comigo fez outros planos e acabou deixando a Índia apos alguns dias. Sempre ouvi falar que ou você ama ou odeia a Índia. Eu acredito alem, que a Índia "chama" quem esta pronto a senti-la, cheira-la, experimenta-la. A Índia e para poucos. Poucos são capazes de compreende-la.
Foi uma emocao muito grande chegar a Amritsar, alem de encarar a Índia com meus próprios pés. Cheguei ao entardecer, com um por do sol maravilhoso, caracteristico pelas diversas cores e profundidade. Foi uma emocao reconectar com aquela energia, cores vibrantes, barulhos de buzinas de tuc tuc misturadas com os cantos de diversos mantras, e claro aquele cheiro forte das especiarias indianas.
A noite fui ao templo dourado, o Golden Temple. Este e o maior templo dos Sikhs na Índia. Estava muito frio, e com os pés descalços andei no mármore gelado em torno do templo. O templo estava todo iluminado e o lago ao seu redor refletia todo aquele ouro. Nunca vi algo tao lindo. Em todos os cantos externos tinham auto-falantes emanando as vibracoes dos cantos sagrados do JapJi que acontecia dentro do templo pelos mais renomados Sikhs. O livro sagrado e cantado 24h por dia. Os Sikhs se revezam e não deixam de emanar a mais vibrante energia.
Andei aos redores, entrei no templo, assisti a cerimonia, meditei, meditei, meditei... Embriagada naquela energia passei a madrugada inteira ali... Esqueci da hora, esqueci do frio, esqueci de tudo. Lagrimas percorriam meu rosto sem parar, com profundo Amor e Gratidão.
Os Siks são conhecidos por integrar e aceitar todas as religiões e culturas. Como forma de amor, servir e muito importante. A limpeza do templo e impecável e comida e oferecida na saída do templo para todos os visitantes. Não tem como não encher seu coracao de tanto Amor e reconhecer o Divino em cada um de nos.
Voltei para o hotel ao nascer do sol, melhor "balada" da minha vida!! rs...
Fiquei 5 dias em Amritsar e horas e horas por dia no templo. Consegui visitar a fronteira com o Paquistão e visitar os templos hindus de Durga e Hanuman também.
Conhecer mais a fundo a cultura Sikh e vivenciar tudo o que os meus gurus californianos diziam, foi uma experiência única. Me senti aquela criança que fantasiou o tempo todo em ver o Mickey e chega na Disney pela primeira vez.
E a viagem continuava, afinal o maior festival indiano estava por vir... Kumbh Mela!!

Um comentário:

  1. Amiga, me deixou emocionada! Obvio com muito mais vontade de conhecer mais sobre Yoga e Índia! Origad apor compartilhar tantas coisas boas! <3

    ResponderExcluir