quarta-feira, 20 de março de 2013

Yoga e o Despertar

A yoga foi introduzida na minha vida desde pequena quando minha mãe me levava nas suas aulas de Hatha Yoga. Naquela época a Yoga no Brasil não era nada conhecida, e esta professora repassava seus ensinamentos adquiridos nos anos vividos na India, na garagem de sua casa. Lembro que ao final da aula ela sempre fazia algum tipo de meditacao e me incentivava a participar. Posso dizer então que desde que me conheço por gente, adorava ficar sentadinha no meu canto contemplando e fazendo perguntas a Deus.


Anos se passaram, minha mae nao ia mais as aulas de yoga, e aos poucos foram surgindo alguns estudios de yoga pela cidade. Confesso que adorava os diferentes asanas que ia aprendendo, principalmente porque a cada postura aprendia também a respirar. Isso me ajudava muito fora do tapetinho, na vida la fora, a respirar e manter a tranquilidade nas situacoes adversas.

Mas algo faltava. Tinha longas conversas com minha mãe, pois não entendia porque aquelas aulas eram tao ligadas ao fisico e os professores não passavam nenhuma instrucao da filosofia da yoga, ou ate mesmo uma meditacao ao fim da aula. As aulas eram completamente diferentes daquilo que vivi quando era pequena. E conforme os anos foram se passando, mais rótulos e diferentes escolas da yoga foram surgindo. Foi uma confusão na minha cabeça e não conseguia achar uma escola que eu me identificasse. Mais uma vez, alguns anos se passaram e eu fiquei sem as aulas de yoga.

A yoga veio ate mim novamente, sim... (eu sempre digo que ela me chama)... no primeiro dia de mudança para Los Angeles. Alem de ficar encantada com aquela cidade, fiquei encantada com os inumeros estudios de yoga a cada esquina.
Comecei a frequentar o Yoga West com muito interesse em conhecer a Kundalini Yoga. Foi amor a primeira vista. Lembro do dia que sentei na aula do Guru Singh, um americano alto com barba longa e branca, turbante na cabeça parecendo um indiano mas de cor branca e de olhos azuis, segurando seu violão e sorrindo feito uma criança para mim... Ah, de pensar que aquele dia era só o começo do universo que estava a descobrir...

Guru Singh foi meu professor durante anos. Todos os dias que morei em Los Angeles, nao deixei de ir em suas classes. Sua classe era chamada de "Yoga and Philosophy" e era tudo o que eu queria: ouvir, ouvir, ouvir... aprender e integrar a ciência maravilhosa da Yoga na minha pratica dentro e fora do estúdio.
As primeiras aulas de Kundalini confesso que foram difíceis, não tanto a nivel fisico mas a nivel emocional. Chorava em quase todas as aulas apos as meditacoes. Não era um choro de tristeza, mas sim uma limpeza, e por isso que voltava a fim de descobrir o "poder" da kundalini.

Esse conhecimento foi um segredo muito bem guardado, entregue pelo Guru a estudantes selecionados durante centenas de anos. De acordo com as escrituras yóguicas esta antiquíssima ciência tem 7 mil anos. Os ensinamentos foram dados a conhecer somente aos iniciados em templos e monastérios da Índia, Nepal e Tibet. A Kundalini Yoga tem relação muito próxima ao Tantra, que também faz subir a energia Kundalini. Graças a Yogi Bhajan esse conhecimento foi tornado público para o ocidente.

Tive o privilegio de conhecer Yogi Bhajan nas minhas primeiras idas ao Yoga West. Ele já estava muito doente mas era impressionante a forca e a energia daquele homem. Lembro que no primeiro dia que o vi, não consegui prestar atencao em uma palavra do que ele falava. Não por causa da sua carregada pronuncia indiana, mas porque nunca estive ao lado de um ser que emanasse uma energia tao vibrante.

Se passaram alguns anos e a sede pelo conhecimento daquela ciência só aumentou. Foi então que conversando com um querido professor, o GuruDhan, decidi fazer o curso de formacao de professores em kundalini yoga. Não passava pela minha cabeça dar aulas, eu só queria aprender mais. Apenas mais tarde fui me dar conta de que você não faz tal escolha, você simplesmente e escolhido para ser professora. Mas enfim, a peregrina estava dando seus primeiros passos.

 E foi assim que eu iniciei a minha jornada sem fim, foi 1 ano intenso de total compromisso e mergulho me deixando levar aos encantamentos da kundalini. 
Levantava as 4am para o tal banho gelado, fazia um certo ritual de higiene yogui, praticava meu sadhana (pratica diária) e meditava horas... 

Foi um grande marco na minha vida. Anos de terapia, 2 mestrados em psicologia, e nunca me encontrei tanto. Foi um trabalho de auto-conhecimento profundo que mudou meu jeito de pensar e agir. As pessoas já diziam que quem fazia kundalini yoga ficava com uma pele radiante, uma luz e energia que chamava a atencao de quem estava ao seu redor, e um poder ate que perigoso por causa das meditacoes tao sagradas e poderosas ... Pois e, eu não acreditava ate que comecei a sentir essa energia dentro de mim.

Ao final do curso decidi deixar Los Angeles e voltar ao Brasil. Foi uma decisão rápida e um pouco confusa para os outros pois já estava morando nos EUA há 8 anos. Mas aprendi a seguir minha intuicao, e voltei feliz da vida, com um currículo admirável na minha profissão e um certificado de professora de yoga.

Um comentário:

  1. filha querida. Estou adorando o seu blog. Está me fazendo um bem enorme percorrer com voce esses caminhos

    ResponderExcluir